sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mapa Conceitual


O Mapa Conceitual facilita a representação e a análise de informações, ajuda a construção do conhecimento e evidencia o aprendizado do conteúdo proposto.
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos e objetos ligados por palavras (links), possibilitam a ampliação constante da rede de conhecimento, à medida que alunos e/ou professores passam a conhecer mais sobre determinado assunto, sendo possível utilizá-lo num ambiente colaborativo, propiciando uma prática educativa dinâmica e efetiva.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tecnologias integradas ao currículo



Nos dias atuais, a sociedade vive cercada por novas tecnologias. Isso acontece também no ambiente escolar.
Mediante tal situação,a escola para atender e acompanhar o ritmo da nova geração de alunos, onde a tecnologia faz parte do cotidiano, integra os recursos tecnológicos ao currículo, para que o processo ensino-aprendizagem aconteça de forma globalizada e efetiva, gerando uma educação de qualidade.

Paulo Freire em Pedagogia da Esperança


A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação ( TIC ), de forma responsável e consciente, no desenvolvimento de projetos contribui para que a prática pedagógica torne-se mais dinâmica e motivadora.
O professor desempenha o papel de mediador do conhecimento, considerando a realidade do aluno como pré- requisito para construção do processo ensino-aprendizagem.

Análise do texto de Thurler


O texto da autora Thurler (2001) relata a importância da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ( TIC ) ao processo ensino- aprendizagem, aplicando projetos que estejam relacionados com o cotidiano dos educandos, para que os mesmos possam utilizar os conhecimentos assimilados na solução de situações problemas.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fronteiras Digitais



Atualmente a tecnologia se faz presente no cotidiano de todos, seja no ambiente familiar e/ou profissional.
Na comunidade escolar temos a "geração das TICs" que são os alunos e a "geração aprendendo e ensinando com as TICs" que são os educadores, na busca de novos paradigmas educacionais, para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico. É um desafio para todos, mas é preciso entrar nesta "onda da tecnologia".

Índios preservam tradições com o uso da tecnologia!


A produção do vídeo caracteriza um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura, visto que com o uso dos recursos tecnológicos é possível registrar acontecimentos culturais na íntegra, preservando os costumes da comunidade indígena, assim como armazenando tais informações que constituem o currículo, para que os conhecimentos possam ser transmitidos para as futuras gerações indígenas e também para toda sociedade.

Cultura Digital e Currículo


A educação está passando por grandes mudanças, onde as TICs estão presentes no ambiente familiar e profissional.
Os educandos estão inseridos no “mundo da tecnologia”, o qual vive em contínua atualizações. Com isso, o educador tem que estar aberto para novos horizontes, atualizar os conhecimentos, utilizar os recursos tecnológicos como “aliados” no processo ensino-aprendizagem.
Eu, no papel de educador, estou me aperfeiçoando para a cultura digital, através de cursos, oficinas, pesquisas(internet) e e-mail.
Atualmente o educador que não buscar integrar-se às novas tecnologias será considerado arcaico e “excluído digital” da realidade que está presente na comunidade escolar.