Meu nome é Edivana, sou professora há 15 anos do Ensino fundamental (1º e 2º ciclos), atuo como O.T. no C. E. Admardo Alves Torres – RJ.
Ser professor nos dias atuais é muito complexo, um desafio e uma contínua aprendizagem.
A sociedade atualmente encontra-se num “turbilhão” de informações, onde é preciso desenvolver habilidades para diferenciar conhecimento de “ falso saber”.
A Unidade Escolar tornou-se um complemento do processo de ensino- aprendizagem, visto que o mesmo acontece a todo momento de nossa vida, seja professor, aluno, diretor, pai, mãe, responsáveis. Com isso, o papel do professor é uma crescente aprendizagem, e muitas vezes, ambrange proporções, que o mesmo transforma-se em pai, mãe, psicólogo e acompanhar este desenvolvimento requer uma prática ativa e dinâmica, pois não basta ensinar, é preciso uma contextualização entre o ensinar e o aprender,então é necessário construir o conhecimento junto com os alunos, levando em consideração a realidade e o saber dos mesmos, tornando-os sujeitos de sua história, proporcionando-lhes uma assimilação crítica da informação.
De fato, o processo ensino-aprendizagem é uma troca de experiências, de idéias e de conhecimentos, pois tanto o aluno quanto o professor adquirem novos conhecimentos.
Atualmente há muitas formas de dispertar o interesse dos alunos, como por exemplo: vídeo-game, bate-papo, orkut e a escola “competir” com estes instrumentos realmente é muito difícil, tem que motivar, usar e abusar da criatividade e utilizar estes recursos em prol da educação.
Enfim, sou professora e aluna ao mesmo tempo, pois ensino e aprendo com meus alunos, isso é muito gratificante.
É possível mudar o perfil educacional do nosso país, não é uma tarefa fácil, porém também não é impossível!
Abraços.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário