quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Trabalhando com Projeto


No trabalho com Projeto o professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver, para que o mesmo aconteça de acordo com a realidade, tanto dos discentes quanto dos docentes.
O projeto é um esboço do que se deseja atingir, porém está aberto e flexível ao novo. Diante disso sustenta a flexibilidade que se realiza por meio de reflexão sobre os caminhos que estão sendo percorridos e pela comparação entre os resultados obtidos e os previstos inicialmente, de modo a identificar se há necessidade de replanejar.
Com aplicação de projeto é possível acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, proporcionando-lhe desafios que possam ajudá-lo a aprender. Esse processo possibilita a aplicação de competências para desenvolver a autonomia e a tomada de decisões, as quais são essências para atuação na sociedade, caracterizada por incertezas, verdades provisórias e mudanças abruptas. O aluno é desafiado a buscar informações e articulá-las com conhecimentos que já possui, para compreender essa problemática e propor situações que possam resolvê-la. Trabalhar com isso na escola significa aprender a conviver e não apenas sobreviver.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Projeto e suas características

O projeto visa a contextualização entre diferentes áreas do conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos tecnológicos. É um elo entre as disciplinas numa situação contextualizada, possibilitando estabelecer relações significativas entre conhecimentos.
Todo projeto visa difundir o conhecimento, voltada para favorecer o aluno à integração de aprendizagem pelo estabelecimento de ligações de complementaridade entre as disciplinas.
O conhecimento específico oferece ao aluno a possibilidade de reconhecer e compreender as particularidades de um determinado conteúdo, e o conhecimento integrado possibilidade estabelecer relações significativas entre conhecimentos.
Na interdisciplinaridade existe um tipo de interação entre as disciplinas ou áreas de conhecimento, podendo ocorrer em diferentes níveis de complexidade.