quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Trabalhando com Projeto


No trabalho com Projeto o professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver, para que o mesmo aconteça de acordo com a realidade, tanto dos discentes quanto dos docentes.
O projeto é um esboço do que se deseja atingir, porém está aberto e flexível ao novo. Diante disso sustenta a flexibilidade que se realiza por meio de reflexão sobre os caminhos que estão sendo percorridos e pela comparação entre os resultados obtidos e os previstos inicialmente, de modo a identificar se há necessidade de replanejar.
Com aplicação de projeto é possível acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, proporcionando-lhe desafios que possam ajudá-lo a aprender. Esse processo possibilita a aplicação de competências para desenvolver a autonomia e a tomada de decisões, as quais são essências para atuação na sociedade, caracterizada por incertezas, verdades provisórias e mudanças abruptas. O aluno é desafiado a buscar informações e articulá-las com conhecimentos que já possui, para compreender essa problemática e propor situações que possam resolvê-la. Trabalhar com isso na escola significa aprender a conviver e não apenas sobreviver.

Um comentário:

  1. Olá Edivana!!
    Um projeto pode partir do questionamento referente a uma única área do conhecimento e, em seu desenvolvimento pode ir se expandindo e se articulando à conceitos de outras áreas ou também pode acontecer o inverso. Iniciar com uma questão abrangente e pouco a pouco ir afunilando em um determinado conceito.

    ResponderExcluir